Óleos Essenciais contra a Acne

Óleos Essenciais contra a Acne

CLIQUE ABAIXO PARA:

Ideal para:
  • Pratica diária da aromaterapia.
Ideal para:
  • Pessoas comuns (CPF)
    que desejam complementar
    suas rendas;
  • Lojas de aromaterapia;
  • Lojas de produtos naturais;
  • Lojas veganas;
  • Farmácias de manipulação.
Ideal para:
  • Industrias de cosméticos;
  • Industrias de perfumaria;
  • Industrias farmacêuticas;
  • Industrias alimentícias.
Óleos Aromaterapia QUINARÍ

Ao comprar óleos essenciais, exija qualidade!
Compre óleos essenciais da QUINARÍ.
WhatsApp: (42) 99949 1304.

Acne

Doença de pele causada pelo entupimento dos dutos que levam o óleo secretado pelas glândulas sebáceas à superfície da pele.

Manifestações

Problema comum, acomete cerca de 80% da população e suas primeiras manifestações quase sempre surgem no início da puberdade, época na qual os hormônios sexuais começam a ser produzidos pelo organismo. Afeta principalmente a face e o tronco, áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas, e os seus sintomas variam de pessoa para pessoa, sendo, na maioria das vezes, de pequena ou média intensidade.

Tratamento da Acne com Óleos Essenciais

É possível, desde que haja o acompanhamento de um profissional. Óleo essencial mais indicado: tea tree (melaleuca).

Escrito por Wagner Azambuja
Curso de Aromaterapia

Acne

A U.S Food & Drug Administration (FDA) define acne como uma afecção que envolve glândulas sebáceas e folículos pilosos da pele, manifestando-se por meio de cravos, espinhas, pústulas e manchas de espinhas na pele. Tecnicamente, é uma doença causada pelo entupimento dos dutos que levam o óleo secretado pelas glândulas sebáceas à superfície da pele. Problema comum, ela acomete cerca de 90% da população e suas primeiras manifestações quase sempre surgem no início da puberdade, época na qual os hormônios sexuais começam a ser produzidos pelo organismo. Afeta principalmente a face e o tronco, áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas, e os seus sintomas variam de pessoa para pessoa, sendo, na maioria das vezes, de pequena ou média intensidade. A acne também é uma doença de duração prolongada (e algumas vezes desfigurante) que deve ser tratada o mais cedo possível para se evitar as suas seqüelas, como cicatrizes na pele ou distúrbios emocionais. Quanto ao tratamento, este pode ser feito com medicações de uso tópico – a exemplo do peróxido de benzoíla que, além de sua propriedade antibacteriana, atua no desentupimento dos dutos (dissolvendo o sebo) – e de uso oral – como a isotretinoína (Roacutan) que “faz milagres” em cerca de seis a oito meses de uso. No entanto, tem crescido, e muito, a adoção de terapias alternativas para tratar desta doença, como o da aromaterapia através dos óleos essenciais.

Óleos Essenciais contra a Acne

O desenvolvimento da acne está diretamente ligado a existência de uma bactéria anaeróbia gram-positiva chamada Cutibacterium acnes, anteriormente denominada Propionibacterium acnes. Por ser anaeróbia, ela só se prolifera na ausência de gás oxigênio (O2) e, de preferência, em um ambiente rico em lipídios (sebo) – algo que naturalmente ocorre com os indivíduos que tendem a ter acne. Afinal, por conta da diminuição da descamação, gera-se no local um acúmulo de corneócitos que, na sequência, bloqueia o poro (comedogênese). Com o poro bloqueado – portanto sem O2 – e rico em lipídios, deflagra-se a proliferação da C. acnes, levando-se a uma intensa inflamação local que, a posteriori, dá origem a Acne vulgaris. Conforme já exposto, a monografia do FDA sobre a acne traz uma lista com peróxido de benzoíla, resorcinol, monoacetato de resorcinol, ácido salicílico e enxofre como sendo os ativos GRASE (Generally Recognized as Safe and Effective) para produtos tópicos contra esta doença. Vale observar, então, que para o momento nenhum óleo essencial – ou mesmo algum de seus ativos bactericidas populares, como o terpinen-4-ol – está listado nesta relação, embora, é claro, tenhamos diversos estudos e resultados positivos no uso destes contra a acne. Voltando ao tradicional, o peróxido de benzoíla, o ácido salicílico e o enxofre podem ser utilizados isoladamente como ativos antiacne. Já o resorcinol e o monoacetato de resorcinol só podem ser utilizados em combinação com o enxofre. Entre o peróxido de benzoíla, o ácido salicílico e o enxofre, o peróxido de benzoíla é referido como o mais agressivo contra a acne e, ao mesmo tempo, o mais irritante para a pele.

Os óleos essenciais, para quem não os conhece, são substâncias bastante complexas formadas por múltiplos elementos ativos que atuam das mais diversas formas no corpo humano. O óleo essencial de eucalipto, por exemplo, age de forma semelhante ao peróxido de benzoíla, pois ele reduz a produção de sebo ao mesmo tempo que diminui a infecção bacteriana. Ele é, inclusive, o principal componente do creme Noxzema de combate a acne. Outro óleo essencial bastante explorado para este fim é o de tea tree (ou melaleuca), que, de acordo com a ISO 4730, deve conter mais de 30% de terpinen-4-ol em sua composição. O terpinen-4-ol é, portanto, o principal ativo deste óleo e um poderoso bactericida – capaz de aniquilar as bactérias causadoras da acne com grande eficácia (próximo de 65%). De acordo com artigos publicados no International Journal of Antimicrobial Agents, isto ocorre porque ele, o terpinen-4-ol, causa um verdadeiro colapso no fluxo de íons nas membranas que revestem estas bactérias, levando-as a morte – e o melhor: sem causar quaisquer irritações na pele pelo seu uso, algo por vezes comum nos tratamentos com peróxido de benzoíla. Com este óleo, já é possível notar consideráveis melhoras da acne suave e moderada após três meses de uso de um gel a 5%. E mais: embora não exista comprovação científica, o estresse também pode contribuir para o surgimento (ou agravamento) da acne. Logo, os óleos calmantes, como os de camomila e lavanda, podem atuar como coadjuvantes em todos os tratamento desta doença – sendo aplicados em difusores, banhos, massagens e outros.

Comprar Óleo Essencial de Tea Tree

De acordo com artigos publicados no International Journal of Antimicrobial Agents, o óleo essencial de tea tree (através de seu principal ativo, o terpinen-4-ol) é capaz de aniquilar as bactérias causadoras da acne com grande eficácia e sem produzir qualquer irritação na pele, algo por vezes comum nos tratamentos com peróxido de benzoíla.

Gel Secativo

Para finalizar, então, segue abaixo uma receita de “gel secativo” que apresenta ótimos resultados após o terceiro mês de uso:

Gel Secativo para Acne

● Óleo essencial de tea tree 1%
● Óleo essencial de lavanda 0,5%
● Óleo-resina de copaíba 3%
● Extrato de própolis 5%
● Extrato de calêndula 5%
● Nicotinamida 4%
● Gel qsp 30g
Aplicar no rosto limpo, evitando a região dos olhos.

Esfoliante Facial com Argila Verde e Óleos de Copaíba e Tea Tree para Peles Oleosas (com Acne)

O processo de esfoliação para peles oleosas tem como objetivo remover as células mortas da camada córnea, a mais superficial da epiderme, e promover uma função sebo-reguladora, o que é muito útil para quem tem acne. Por isso, a argila verde é uma das mais utilizadas neste caso. Ela, pelo fato de ser rica em elementos como zinco, silício, magnésio, potássio, ferro, cobre, alumínio, reduz com eficácia o excesso de oleosidade da pele, deixando-a mais limpa, renovada e menos propícia ao surgimento da acne. Além disto, a argila verde é depurativa (ajuda a eliminar toxinas), estimulante da microcirculação sanguínea e cicatrizante (favorece a renovação celular). Por natureza, a argila verde é considerada um “esfoliante natural“, haja vista as suas características físico-químicas. No entanto, em alguns casos, o potencial esfoliativo da argila não é capaz de proporcionar a abrasão desejada, e, por esta razão, algumas formulações recorrem a outros agentes esfoliantes a fim de “potencializar” a limpeza da pele. Como exemplo destes agentes, tem-se os scrubs de cupuaçu, que são produtos 100% ecológicos. Eles, além de aumentarem a abrasão, substituem com perfeição as microesferas de polietileno, um “pesadelo” da indústria química que poluí o ecossistema marinho e intoxica os seres humanos.

Por fim, o esfoliante 100% natural aqui proposto também é enriquecido com os óleos essenciais de copaíba e tea tree. O óleo essencial de copaíba, de acordo com a literatura, é considerado um clareador de manchas, anti-inflamatório e analgésico, propriedades que protegem e “acalmam” a pele durante e pós-esfoliação. Já o óleo essencial de tea tree, como não poderia deixar de ser, é o ativo principal da formulação. Afinal, ele é um ótimo adstringente e, também, aniquila com eficácia as bactérias Propionibacterium acnes, que são as principais responsáveis pela ocorrência da acne. Assim sendo, este esfoliante é um bálsamo para quem tem a pele oleosa e acneica, pois ele limpa, favorece a renovação celular, remove o excesso de oleosidade e, ainda, reduz a população bacteriana que culmina no aparecimento da acne. Tudo isso, é claro, sem agredir e irritar a pele.

FORMULAÇÃO:

◾5 gramas de argila verde, o que equivale a mais ou menos 1 tampinha de garrafa pet
◾10 mL de hidrolato de lavanda -> https://www.quinari.com.br/loja/hidrolato-de-lavanda/
◾3 gotinhas de óleo essencial de tea tree -> https://www.quinari.com.br/loja/oleo-essencial-de-melaleuca-tea-tree/
◾3 gotinhas de óleo essencial de copaíba -> https://www.quinari.com.br/loja/oleo-essencial-de-copaiba-quinari/
◾Um pouquinho de “scrubs” de cupuaçu.

Comprar Óleos Essenciais

Óleos Aromaterapia QUINARÍ

Ao comprar óleos essenciais, exija qualidade!
Compre óleos essenciais da QUINARÍ.
WhatsApp: (42) 99949 1304.

imagens
Mostrando 7 comentários
  • Laercio
    Responder

    Seria ótimo conseguir fazer esse medicamento.
    Sou ignorante nessa area, por isso preciso perguntar :
    Basta misturar o gel com os outros ingredientes ?
    Qual seria o gel ?
    Você vende o gel ?
    Grato

  • Isabel Borgert
    Responder

    Nossa que interessante , só coisas naturais, quando fui a Amazônia trouxe óleo de Copaiba nem sabia pra que servia.
    Esta receita deve ser muito boa mesmo pois quem sofre com acne vive as voltas com formulas geralmente caras e fortes.
    Na adolescência sofri muito com acne hoje ando as voltas com oleosidade.
    Bjs Dani bom fim de semana,

  • fabia
    Responder

    vocês colocaram a receita em %(porcentagem) gostaria de saber quanto vale essa porcentagem em gotas.
    Grata.

  • Tânia Moriyama
    Responder

    Vcs citaram o óleo essencial de eucalipto como redutor da produção de sebo, como utilizá-lo?
    Grata.

  • Joyce
    Responder

    Sobre a receita, assim como já foi perguntado, também gostaria de saber como manipular % de cada igrediente em casa. E esse gel também é vendido por vocês?
    Grata

    • Isabeli
      Responder

      Fiz as contas e ficou assim :
      -óleo essencial de melaleuca 1% = 0,30 ml = 6 gotas
      -óleo essencial de lavanda 0,5% = 0,15 ml = 3 gotas
      -óleo resina de copaíba 3% = 0,9 ml
      -extrato de própolis 5% = 1,5 ml
      -extrato de calêndula 5% = 1,5 ml
      -Nicotinamida 4% = 1,2ml
      – Gel qsp 30 g

  • Fernanda Pimentel de Sa
    Responder

    Olá Isabeli,

    Você chegou a fazer esse composto???

Deixe um comentário

VÍDEOS SOBRE AROMATERAPIA DA QUINARI

Curso de Aromaterapia

Aprenda a como utilizar toda a energia
dos Óleos Essenciais ao seu favor.

error: Conteúdo protegido!