Óleo Essencial de Neroli (Flor de Laranjeira)

Óleo Essencial de Neroli (Flor de Laranjeira)

CLIQUE ABAIXO PARA:

Ideal para:
  • Pratica diária da aromaterapia.
Ideal para:
  • Pessoas comuns (CPF)
    que desejam complementar
    suas rendas;
  • Lojas de aromaterapia;
  • Lojas de produtos naturais;
  • Lojas veganas;
  • Farmácias de manipulação.
Ideal para:
  • Industrias de cosméticos;
  • Industrias de perfumaria;
  • Industrias farmacêuticas;
  • Industrias alimentícias.
Óleos Aromaterapia QUINARÍ

Ao comprar óleos essenciais, exija qualidade!
Compre óleos essenciais da QUINARÍ.
WhatsApp: (42) 99949 1304.

Nome

Óleo Essencial de Neroli / Óleo Essencial de Flor de Laranjeira
/ Neroli Essential Oil

Nome científico

Citrus aurantium

Componente de destaque

Linalol (linalool)

Descrição

Líquido amarelo pálido com uma fragrância floral-doce animalizada e uma nota terpênica na saída.

Principais aplicações

Na fabricação de fragrâncias e perfumes (notas alaranjadas), blends aromaterápicos relaxantes, sedativos, antidepressivos e afrodisíacos, e na formulação de cosméticos, contra manchas, cravos e espinhas.

Escrito por Wagner Azambuja
Curso de Aromaterapia

Laranjeira Amarga & Neroli

A laranja amarga (Citrus aurantium), também conhecida como laranja-de-sevilha, laranja-silvestre e laranja-da-terra, é originária da Ásia tropical e atualmente vem sendo cultivada em vários países. Planta da Família das Rutáceas, trata-se de uma árvore de porte pequeno ou médio, que atinge de 6 a 10 metros de altura. Apresenta copa densa e em formato esférico. Os caules são espinhosos e as folhas são simples e alternas. Já o fruto possui casca grossa e coloração alaranjada, tendendo ao vermelho à medida que amadurece. As flores, por sua vez, são axilares, brancas e muito perfumadas – são elas as responsáveis pelo perfume indescritível que inunda as ruas da cidade de Sevilha, na Espanha, quando as laranjeiras estão floridas na primavera. Com relação às propriedades medicinais dessa árvore, sabe-se que, além do fruto, suas folhas são usadas em infusões como carminativas (auxilia na digestão) e antitérmicas em casos de gripes e resfriados. Já as flores são sedativas e antiespasmódicas; e o epicarpo do fruto (a camada externa) é usado como regulador da digestão.

“Produz-se óleo essencial de neroli na França, um dos mais apreciados, na Itália, Espanha e norte da África. Na América, destaca-se a produção do Haiti, onde se extraí um óleo com características diferentes, resultante do cruzamento de duas espécies de laranjeiras.”

Óleo Essencial de Neroli

O óleo essencial de neroli é considerado um dos óleos mais finos e requintados do mercado. Ele é obtido a partir da flor da laranjeira amarga e, como veremos adiante, “vale ouro” no mercado de óleos essenciais. A lenda conta que o termo “neroli“, usado para designar a flor da laranjeira, surgiu no século XVII devido a paixão de Marie-Anne de la Trémoille pelo aroma dessa flor. Marie-Anne, naquela época era a princesa da “cidade de Nerola” e sempre perfumava suas luvas com essa doce e deliciosa fragrância. Com o tempo, as pessoas começaram a associar a flor à jovem princesa, o que resultou nessa troca de nomes que hoje conhecemos. O óleo essencial de neroli apresenta uma coloração amarelo-brilhante bem como um aroma floral doce insubstituível, o qual, conforme Deborah Eidson (2000) em “Vibrational Healing: Revealing the Essence of Nature through Aromatherapy and Essential Oils” auxilia nos caminhos pessoais do autoconhecimento e do desenvolvimento do amor-próprio. É, ainda, considerado um clássico da perfumaria, sendo bastante utilizado – na era das colônias – como um “precursor” para uma infinidade de perfumes populares, como a Água-de-colônia original e o Unissex Eau de Cologne 4711. Por fim, tornou-se famoso por seu alto valor de mercado. Inclusive, cabe aqui uma ressalva: não existe no mercado óleo essencial de neroli 100% puro barato! Tal preço se justifica pela enorme quantidade de flores exigidas para se obter 1 quilo de óleo: aproximadamente 2 toneladas.

O óleo essencial de neroli, de acordo com Justine Crane (2012) em “Natural Botanical Perfume”, possui um aroma limpo, mais agreste, menos da flor e mais da árvore inteira da laranjeira-amarga, o qual pode ser percebido como uma versão mais florida do petitgrain. É diferente, portanto, do concreto/absoluto de neroli, que tem o aroma de um pomar de laranjeiras em flor, cefálico, narcótico, sendo mais parecido com o floral da gardênia, do jasmim e da tuberosa. É caracterizado pelo elevado conteúdo de alcoóis totais, cerca de 35%, mas que pode se elevar para 67% com o predomínio do l-linalol sobre os outros alcoóis (alfa-terpineol, geraniol, nerol, álcool feniletílico, farnesol, nerolidol e outros). Os ésteres, entre 6% e 24%, por vezes mais, estão particularmente representados pelo acetato de linalila (também encontrado em quantidades apreciáveis no óleo essencial de lavanda). Contém ainda aldeídos, ácidos livres e compostos azotados, como antranilato de metilo, e ainda uma quantidade escassa, não superior a 0,1%, de indol – elemento que quando concentrado apresenta um odor fecal intenso, repulsivo, mas que cheira a flores em baixas concentrações. De acordo com a literatura, é um óleo que tem poder anti-séptico, digestivo, sedativo, antidepressivo, bactericida, fungicida, emoliente, carminativo, afrodisíaco e desodorante. Na pele, ele ajuda a eliminar as manchas, cravos e espinhas. Aliás, qualquer tipo de pele pode se beneficiar de suas propriedades, no entanto, as secas, irritadas ou sensíveis respondem melhor ao tratamento com este óleo. Ele também ajuda nos casos de insônia, estresse, cólicas, má circulação e dores de cabeça.

Óleo Essencial de Neroli (Flor de Laranjeira)
Curso de Óleos Essenciais e Aromaterapia

O óleo essencial de neroli apresenta fluorescência azul, exaltada sob as radiações ultravioletas, em virtude do antranilato de metilo existente na sua composição.

Óleo de Neroli e os Níveis de Estrogênio

Recentemente, a Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine publicou um artigo sobre os efeitos do óleo essencial de neroli em 63 mulheres com menos de 65 anos; as quais foram submetidas a inalação (nas concentrações de 0,1 ou 0,5%) deste óleo por 5 minutos duas vezes ao dia por 5 dias. Neste caso, constatou-se que o óleo, de fato, alivia os sintomas da menopausa e estresse, aumenta o desejo sexual (funcionando como afrodisíaco) e reduz a pressão alta em mulheres na pós-menopausa, com melhora dos níveis e pulsos de liberação de cortisol e concentração de estrogênio. A queda do estrogênio na menopausa e pós-menopausa possui correlação direta com as sensações de ondas de calor, os populares “fogachos “. Além disto, sua queda também impacta no aumento de risco do surgimento de osteoporose, dificuldades cognitivas e na memória, além de alterações na hidratação da pele, desejo sexual e pré-disposição a quadros depressivos. Logo, as melhoras nos níveis deste hormônio, proporcionadas pelo óleo, é de suma importância; mostrando-se eficaz e sem qualquer efeito colateral.

(*) neste estudo, apenas o grupo que inalou na concentração de 0,5% apresentou aumentos nos níveis de estrogênio.

Comprar Óleos Essenciais

Óleos Aromaterapia QUINARÍ

Ao comprar óleos essenciais, exija qualidade!
Compre óleos essenciais da QUINARÍ.
WhatsApp: (42) 99949 1304.

imagens
Mostrando 4 comentários
  • Lucia Rocha
    Responder

    Na verdade não é um comentário mas sim um pedido de informações. Se possível, gostaria de saber qual fonte ou fontes que posso recorrer para me instruir quanto ao cultivo da laranja da terra para a exploração do óleo essencial de neroli. Se para 1kq de óleo são necessárias 2 toneladas de flores, quantas árvores são necessárias para essa produção?

  • Solange
    Responder

    Gostei da materia, o aroma do Neroli e uma delicia e caro tambem, mas qual pais produz o de melhor qualidade? . Tambem gostaria de informacoes sobre oleo essencial de rosas do Marrocos e qual a diferenca do rose Búlgaro. Obrigada.

  • Telma
    Responder

    Solange – um dos fornecedores atesta que o óleo é produzido na Tunisia. Vale fazer uma pesquisa junto a outros fornecedores de óleo (Destilarias etc). Melhor qualidade? Somente um especialista , adotando diversos criterios poderia responder. Sobre a Rosa – o essencial do Marrocos é muito conhecido e comercializado, assim como o que vem da Bulgária. No facebook tem produtor de óleo de rosas.
    Aqui nesta pagina tem algumas informações e nos outros fornecedores de óleos essenciais tambem.
    Pesquisar em óleo essencial de Rosas.

  • Gabriele
    Responder

    Olá. Por favor, pode passar a referência desse artigo do neroli impactando níveis de estrógenos? muito obrigada,

Deixe um comentário

VÍDEOS SOBRE AROMATERAPIA DA QUINARI

Curso de Aromaterapia

Aprenda a como utilizar toda a energia
dos Óleos Essenciais ao seu favor.

error: Conteúdo protegido!