Óleo Essencial de Junípero (Zimbro)

Óleo Essencial de Junípero (Zimbro)

CLIQUE ABAIXO PARA:

Ideal para:
  • Pratica diária da aromaterapia.
Ideal para:
  • Pessoas comuns (CPF)
    que desejam complementar
    suas rendas;
  • Lojas de aromaterapia;
  • Lojas de produtos naturais;
  • Lojas veganas;
  • Farmácias de manipulação.
Ideal para:
  • Industrias de cosméticos;
  • Industrias de perfumaria;
  • Industrias farmacêuticas;
  • Industrias alimentícias.
juniperotopo

Ao comprar óleos essenciais, exija qualidade!
Compre óleos essenciais da QUINARÍ.
WhatsApp: (42) 99949 1304.

Nome

Óleo Essencial de Junípero / Óleo Essencial de Zimbro / Juniper Essential Oil

Nome científico

Juniperus communis

Componente de destaque

Junenol

Descrição

Líquido amarelado que apresenta um forte e característico cheiro de pinheiro com um leve toque de pimenta ao fundo.

Principais aplicações

Na fabricação de fragrâncias e perfumes (nota apimentada, amadeirada, de pinheiro e gim). Na aromaterapia, é utilizado como antisséptico, desintoxicante, estimulante da circulação (prevenção e tratamento de celulites) e como rejuvenescedor.

Escrito por Wagner Azambuja
Curso de Aromaterapia

Junípero (Zimbro)

A árvore do junípero (Juniperus communis), também conhecida por zimbro, pode ser facilmente encontrada no hemisfério norte. Trata-se de uma espécie perene cuja altura, em média, varia de 1 a 2 metros. Suas folhas, em formato de agulhas, são firmes e fortes e seus frutos, semelhantes à uva, são pequenos, redondos e adquirem uma coloração escura quando maduros. Na verdade, o junípero apresenta uma estrutura que antecipa o fruto – conhecida erroneamente por “baga de zimbro” – e que demora de 2 a 3 anos para ficar madura. Esta baga, há tempos, vem sendo utilizada para os mais diversos fins, por exemplo: suas propriedades, segundo a medicina popular, podem contribuir com o tratamento da depressão, cistite e infecção vaginal. Já na indústria, ela é conhecida por fazer parte da composição do Gim, uma bebida alcoólica classificada como “quente”.

“O óleo essencial obtido das gálbulas maduras contêm maiores porcentagens de cadineno em detrimento do pineno, algo que não ocorre com as gálbulas verdes.”

Óleo Essencial de Junípero (Zimbro)

O óleo essencial de junípero (zimbro) é um líquido que apresenta um forte e característico cheiro de pinheiro com um leve toque de pimenta ao fundo. Seu rendimento, em óleo, varia de 0,2-2%; o qual é extraído preferencialmente por arraste de vapor de suas bagas desidratadas e folhas em países como Áustria, Canadá, França, Hungria, Índia e Itália. Sua coloração vai do incolor ao amarelo-esverdeado pálido, e, pelo repouso, deposita-se ao fundo uma substância conhecida por cânfora de zimbro. Em contato com o ar, oxida-se, torna-se amarelo, mais denso, viscoso, menos solúvel no álcool e adquire um cheiro que lembra aguarrás oxidada. Na sua composição são encontrados alfa-pineno, sabineno, limoneno, mirceno e outros hidrocarbonetos monoterpênicos. Apresenta também um constituinte conhecido por juneno, considerado um derivado do ciclopentano, terpineol-8, borneol, hidrocarbonetos como cadineno, humuleno, beta-elemeno e, por fim, alcoóis, como junenol. Do óleo extraído exclusivamente das folhas, ainda é possível encontrar até 14% de terpinen-4-ol, um antisséptico considerado até 13 vezes mais potente que o ácido carbólico (fenol) para matar fungos e bactérias. Em alguns lugares, infelizmente, é comum a sua adulteração com terebentina.

Dadas suas características químicas, o óleo essencial de junípero é considerado um excelente anti-séptico. Em um estudo português, ele demonstrou excelente potencial bactericida e/ou bacteriostático contra diversas espécies de bactérias gram-positivas e gram-negativas, o que explica a sua utilização, no passado, na limpeza e desinfecção de leitos de hospitais. É um excelente repelente de insetos. De acordo com Carrol e colaboradores (2011) em “Essential oils of Cupressus funebris, Juniperus communis, and J. chinensis (Cupressaceae) as repellents against ticks (Acari: Ixodidae) and mosquitoes (Diptera: Culicidae) and as toxicants against mosquitoes”, este óleo é capaz de repelir, com eficácia, o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. O óleo essencial de junípero também apresenta uma importante atividade desintoxicante e estimulante da circulação, o que é ótimo para reduzir (e prevenir) as indesejadas celulites. Afinal, entre as causas da celulite está a má circulação e os radicais livres, moléculas formadas pelo estresse oxidativo que, em níveis alterados, também contribuem para o envelhecimento. Aliás, este óleo em associação com o de palmarosa promete maravilhas para a pele, especialmente como rejuvenescedor; sendo indicado, portanto, para peles maduras. Por fim, o óleo de junípero também mostra-se benéfico para o sistema digestivo, regulando o apetite, e ajuda a eliminar o ácido úrico, sendo útil para os tratamentos de artrite, reumatismo e gota.

Óleo Essencial de Junípero (Zimbro)
Comprar Óleo Essencial de Junípero

A substância sólida separável pelo arrefecimento prolongado do óleo essencial, fusível a 165º-166º, primitivamente denominada cânfora de zimbro, foi identificada como sendo o selineno-4-ol.

Óleo de Massagem para Celulite

● 100 ml de óleo vegetal de semente de uva;
● 15 gotas de óleo essencial de laranja amarga;
● 15 gotas de óleo essencial de limão;
● 15 gotas de óleo essencial de zimbro/junípero.
Armazenar em frasco âmbar de vidro e não se expor ao Sol após a utilização.

Comprar Óleo Essencial de Junípero

juniperovenda

Produto: Óleo Essencial de Junípero
Marca: QUINARÍ
Registro na ANVISA: 25351.179766/2017-81

codigo
imagens
Mostrando 10 comentários
  • Jasmim
    Responder

    Olá, você teria alguma informação sobre a variedade Juniperus oxycedrus?
    quero usa-lo mas encontrei uma nota da anvisa de 2001 dizendo que ” Óleo de Cade bruto, devido à presença de hidrocarbonetos aromáticos polinucleares, tem ação carcinogênica e foi enquadrado na lista de substâncias banidas”.

  • Wagner Azambuja
    Responder

    De fato Jasmim, foi proibido o uso de óleo de cade ou de cedro da Espanha em produtos cosméticos devido seu potencial carcinogênico. A Sra costumava utilizá-lo?

  • Ivana
    Responder

    A LOCCITANE está comercializando uma linha masculina a base deste oleo de CADE. Por acaso foi liberado o uso pela ANVISA? Estava pensando em comprar para meu marido mas agora fiquei na dúvida. Não achei nada atualizado sobre este assunto na internet. Obrigada.

    • Marcel
      Responder

      A loccitane retirou do mercado esse produto, infelizmente… Com câncer ou não eu adorava o perfume.

  • João Henrique Abreu
    Responder

    Gostaria de saber se este óleo é ou pode ser usado no combate a ERISIPELA, estando no início ?

    • Mary
      Responder

      JOÃO HENRIQUE, ÓLEO DE ALOE VERA É BOM LAVE BEM A REGIÃO E PASSE NO LOCAL.

  • Ana Saraiva
    Responder

    Bom dia! Estava tentando me informar sobre o uso de Óleo de Zimbro para tratamento de reumatismo. Como seia a posologia para ele? Vc poderia me dar dicas?

  • Margarida de Lurdes Telo Ramos
    Responder

    Bom dia vivo no Norte de Portugal – Bragança – Miranda do Douro, gostaria de saber se o óleo de Juniperus oxycedrus tem boas características medicinais.

    Obrigada

  • WAGNER AZAMBUJA
    Responder

    As altas temperaturas do verão juntamente com o aumento da umidade do ar são propícias para as famosas “chuvas de verão”, que ocorrem sempre em grande quantidade nesta época. Com isso, doenças provocadas por arbovírus encontram as condições ideais para se proliferarem facilmente nas cidades. A dengue, por exemplo, é uma arbovirose, ou seja, uma doença causada por um vírus que é transmitido pela picada de um inseto, o Aedes aegypti.
    A fim de evitar o contágio desta doença, a aromaterapia indica a utilização de alguns óleos essenciais que, pela ação repelente, são capazes de afugentar o mosquito transmissor. Um destes óleos é o de junípero (Juniperus communis), afinal, conforme Carrol e colaboradores (2011) em “Essential oils of Cupressus funebris, Juniperus communis, and J. chinensis (Cupressaceae) as repellents against ticks (Acari: Ixodidae) and mosquitoes (Diptera: Culicidae) and as toxicants against mosquitoes”, ele é um poderoso repelente do Aedes aegypti.
    Por isso, nesta época, a dica é abusar do óleo essencial de junípero em difusores ultrassônicos ou colares pessoais, pois, desta forma, é possível espantar o mosquitinho.

  • Silvana
    Responder

    O óleo de limão sugerido pode ser de siciliano também?

Deixe um comentário

VÍDEOS SOBRE AROMATERAPIA DA QUINARI

Curso de Aromaterapia

Aprenda a como utilizar toda a energia
dos Óleos Essenciais ao seu favor.

error: Conteúdo protegido!