Óleo Essencial de Alecrim do Campo
CLIQUE ABAIXO PARA:
- Pratica diária da aromaterapia.
- Pessoas comuns (CPF)
que desejam complementar
suas rendas; - Lojas de aromaterapia;
- Lojas de produtos naturais;
- Lojas veganas;
- Farmácias de manipulação.
- Industrias de cosméticos;
- Industrias de perfumaria;
- Industrias farmacêuticas;
- Industrias alimentícias.
Ao comprar óleos essenciais, exija qualidade!
Compre óleos essenciais da QUINARÍ.
WhatsApp: (42) 99949 1304.
Nome
Óleo Essencial de Alecrim do Campo
Nome científico
Baccharis dracunculifolia
Componente de destaque
Nerolidol (peruviol)
Descrição
Líquido amarelo esverdeado com odor e sabor adocicado, tipo mel.
Principais aplicações
Na aromaterapia, é empregado como um poderoso regenerador, pois, além de promover um efeito de hidratação e sedosidade, ele ajuda a reduzir rugas, prevenir estrias, dermatites, psoríases e acne. Também possui propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e demostra bons resultados no tratamento da asma e da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Alecrim do Campo
O alecrim do campo é uma erva muito comum em alguns cerrados brasileiros, especialmente de Minas Gerais, onde a planta costuma ser chamada de alecrim do campo, vassoura ou vassourinha, pois é usada pelas pessoas do interior para confeccionar vassouras artesanais para limpeza de casa e fornos. Desta planta, existem duas variedades, chamadas popularmente de macho e fêmea, das quais obtém-se o óleo essencial, a B.dracunculifolia e a B. uncinella, ambas com óleos de ação medicinal parecida. A melhor época de colheita para destilação do óleo é na floração, que dá ao óleo um toque adocicado tipo mel. Este é um óleo essencial bem complexo, no qual dezenas de compostos se misturam, criando uma sinergia única de efeitos. O alecrim do campo é uma planta muito vigorosa, que se regenera com extrema facilidade em meio às agressões ambientais às quais fica sujeita no cerrado mineiro, como o forte calor e a escassez de água. E, de certa forma, a planta conseguiu passar também esta sua virilidade ao óleo, o que é notado em uma série de aplicações.
Óleo Essencial de Alecrim do Campo
Primeiramente, a planta, para resistir ao forte calor do cerrado, produziu em suas folhas uma alta concentração de polifenóis de potente ação antioxidante. Segundo, ela criou um óleo essencial rico em compostos de atividade altamente regeneradora e de efeitos hormonais, que no caso da planta, favorece sua brotação rápida assim que chega a época da chuva. Este mesmo efeito se nota quando se aplicam algumas gotas do óleo na água da rega de plantas enfraquecidas e de baixo desenvolvimento em jardins. Há um estímulo na floração e desenvolvimento de folhas na maioria das espécies. Para a pele, o óleo essencial de alecrim do campo apresenta um potencial regenerador incrível. Além de promover um efeito de hidratação e sedosidade com o uso continuado (e que também se vê no cabelo), ele também ajuda a reduzir rugas, prevenir estrias, dermatites, psoríases, acne e a regenerar o tecido epitelial. Compostos presentes no óleo como o b-cariofileno, em estudos mostraram grande poder cicatrizante em ferimentos e forte efeito anti-inflamatório. Pela ação endócrina (estrogênio-like) de compostos como o nerolidol, o óleo é muito indicado para peles maduras, em especial de mulheres na menopausa, pois ajuda a melhorar a hidratação e a manter a vivacidade típica de uma pele jovem e saudável. Para isso, pode ser empregado diluído em algum creme ou óleo de massagem (6 gotas para cada 10 g gramas/mL) à noite antes de dormir.
O nerolidol, componente de destaque no óleo essencial, possui testadas propriedades anti-acne, anti-sépticas e anticariogênicas (anti-cáries), podendo neste último caso, ser usada 1 gota do OE em bochechos com água ou sobre a escova de dentes. Este composto também mostrou possuir um potente efeito inibidor sobre a enzima aldose reductase, podendo com isso ajudar na prevenção de danos nos olhos e nervos em pessoas com diabetes. A aldose reductase é uma enzima que está normalmente presente nos olhos e em outras partes do corpo. Ela ajuda a modificar a glicose em seu álcool, o sorbitol. Muito sorbitol nos olhos e células nervosas pode causar danos a estas células, levando a retinopatia e neuropatia. Drogas que previnem ou diminuem (inibem) a ação da aldose reductase tem sido estudadas como um caminho de diminuir estas complicações no diabetes. O OE de alecrim do cerrado tem se mostrado muito útil em cremes, géis ou óleos de massagem (de 3-5%) na melhora das complicações de pele, de nervos e circulatórias em pessoas diabéticas, por exemplo em úlceras varicosas e feridas.
Estudos recentes demonstraram que a aldose redutase é responsável pela produção de muco em excesso que obstrui as vias respiratórias de pessoas com asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). A utilização do OE de alecrim do cerrado através de inalação com nebulizador (1-3 gotas) ou vaporizador à quente (8-12 gotas) 3 X ao dia, pode ser uma boa alternativa para o tratamento da asma e DPOC. Num nível energético, o OE do alecrim do cerrado ajuda a resgatar a força e energia vital perdidas no indivíduo, fortalecendo sua capacidade curativa interna, sendo especialmente útil em fases de convalescença e de doenças graves. Curiosidade: em Minas Gerais, uma pesquisa sobre própolis verde, conduzida pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED) e financiada pela FAPE-MIG, revelou que as abelhas reconhecem, instintivamente, a propriedade de algumas plantas, que ajudam na proteção da colmeia e que podem também ser bastante úteis para o homem, inclusive no combate a doenças. O estudo apontou o alecrim do cerrado como a planta usada pelas abelhas para confecção deste tipo de própolis. A análise confirmou pesquisas japonesas, que mostraram que as resinas de própolis verde têm baixo teor de flavonóides e alto teor de terpenóides de ação anti-inflamatória.
O óleo essencial de alecrim do campo demonstra um potente efeito inibidor sobre a enzima aldose reductase, responsável pela produção de muco em excesso nas vias respiratórias, obstruindo-as. Por esta razão, este óleo é particularmente útil no tratamento da asma e da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Comprar Óleos Essenciais
Ao comprar óleos essenciais, exija qualidade!
Compre óleos essenciais da QUINARÍ.
WhatsApp: (42) 99949 1304.
Olá, sou cirlene, tenho uma pequena fabrica de desinfetantes e estou a procura da essência de alecrim do campo.
Anteriormente eu comprava da Aromaty mas depois do incidente eles pararam de fabricar para industrias somente cosméticos.
Gostaria de saber de vocês se fazem para industria e qual a nota da essência e valor
Ficaria muito grata com a vossa ajuda.
Olá bom dia! Achei excelente as informações sobre o alecrim do campo e desejo saber como poderia obter essas informações para meu uso particular? Gratidão