Bisabolol
CLIQUE ABAIXO PARA:
- Pratica diária da aromaterapia.
- Pessoas comuns (CPF)
que desejam complementar
suas rendas; - Lojas de aromaterapia;
- Lojas de produtos naturais;
- Lojas veganas;
- Farmácias de manipulação.
- Industrias de cosméticos;
- Industrias de perfumaria;
- Industrias farmacêuticas;
- Industrias alimentícias.
Na hora de comprar químicos aromáticos, exija qualidade!
Compre-os da QUINARÍ.
Preços diferenciados no atacado, consulte-nos.
WhatsApp: (42) 99949 1304.
Nome
Bisabolol / Levomenol
Fórmula Molecular
C15H26O
Número ou Registro CAS
17627-44-0
Descrição
Líquido ligeiramente amarelado com um agradável odor floral, adocicado.
Fontes Naturais e Aplicações
● Óleos essenciais de cabreúva, camomila-alemã, candeia, capitú e outros.
● Medicamentos e cosméticos (anti-inflamatório, bactericida e cicatrizante) e perfumes (nota floral e bactericida).
● Medicamentos e cosméticos (anti-inflamatório, bactericida e cicatrizante) e perfumes (nota floral e bactericida).
Bisabolol
O bisabolol, de fórmula molecular C15H26O, é um álcool sesquiterpênico, monocíclico, insaturado e opticamente ativo que pode ser encontrado nos óleos essenciais de cabreuva (Myrocarpus fastigiatus), camomila-alemã (Matricaria recutita), candeia (Vanillosmopsis erythropappa), capitú (Siparuna guianensis) e outros. Também conhecido por levomenol, para o isômero natural alfa (do qual refere-se este artigo, (-)-alfa-bisabolol), trata-se de um líquido ligeiramente amarelado que possui massa molar de 222,36 g/mol, ponto de ebulição em 153°C e índice de refração (20°C) de 1,493 a 1,497. É solúvel em alcoóis baixos (etanol, isopropanol), alcoóis graxos, ésteres de glicerina e parafina, porém é insolúvel em água e glicerina. É atóxico e também apresenta um agradável aroma floral – qualidades que, somadas às suas propriedades antiinflamatórias, bactericidas e cicatrizantes, o tornam um componente de grande importância para os mais variados ramos da indústria; com destaque para a farmacêutica e de higiene pessoal.
Bisabolol é conhecido por ter propriedades antiirritantes, antiinflamatórias e antimicrobióticas.
Aplicações
De acordo com alguns estudos, envolvendo ensaios de western blot, o (-)-alfa-bisabolol é um excelente anti-inflamatório, pois é capaz de bloquear a enzima ciclo-oxigenase 2 (COX-2), reduzindo assim a conversão do ácido araquidônico em alguns tipos de prostaglandinas – moléculas vasodilatadoras atuantes nos processos inflamatórios (indutoras também da febre e da dor). Além disto, reduz a atividade das enzimas de óxido nítrico sintase induzível (iNOS), envolvidas na produção do óxido nítrico – um radial livre citotóxico e vasodilatador que modula reações inflamatórias ou anti-inflamatórias dependendo do tipo celular e do estímulo. Por conta disto, e também da sua boa estabilidade em formulações (com pH variando de 3 a 11), o bisabolol tem sido incorporado a diversos tipos de produtos, de loção anti-acne a creme dental. Topicamente, por exemplo, é muito comum o seu emprego, em concentrações de 0,1 a 0,5%, para reduzir a vermelhidão da pele (eritema) causada pelo excesso de exposição aos raios ultravioletas do sol. Afinal, pesquisas indicam que ele reduz em até 25% o tempo de cicatrização de algumas lesões causadas por queimaduras. Ainda atua como anti-inflamatório em cremes dentais para gengivas sensíveis e na eliminação de biofilme em enxaguatórios bucais. Além disto, o bisabolol também demonstra bons resultados como bactericida, mesmo em baixas concentrações. Sabe-se, por exemplo, que apenas 0,5% é capaz de aniquilar populações de Staphylococcus epidermidis e Corynebacterium. Por esta razão, é bastante utilizado em cosméticos para tratar a bromidrose – uma doença da pele caracterizada pelo suor com cheiro desagradável que afeta as axilas ou os pés. Neste caso, ele diminui a população bacteriana nos locais afetados e, com isso, controla a sua atuação sobre a secreção sudoral. Por fim, o bisabolol ainda é utilizado pela indústria como vetor de permeação cutânea, ou seja, como veículo para que outros ativos atinjam as camadas mais profundas da pele.
Concentrações recomendadas de bisabolol por tipo de produto (%):
Fonte: KYOWA HAKKO CHEMICAL
– Creme dental: 0,05
– Líquido para limpeza de pele: 0,5
– Óleo para limpeza de bebê: 0,10
– Loção capilar protetora: 0,10
– Creme peeling de limpeza e estímulo da circulação: 0,20
– Loção anti-acne: 0,10
– Emulsão para pele: 0,20
– Loção pós-depilação: 0,20
– Loção hidratante pós-sol: 0,20
– Lenços umedecidos: 0,15
– Batom líquido para proteção dos lábios: 0,07
– Lenços umedecidos para limpeza do bebê: 0,10
– Make-up: 0,06
– Creme tonificante: 0,20
– Creme para noite: 0,20
– Protetor solar: 0,20
– Loção anti-solar: 0,25
– Emulsão para o corpo: 0,20
– Creme vitaminado: 0,20
– Creme para pele seca: 0,20
– Creme para as mãos: 0,15
– Pós-barba: 0,20
Para concluir, eis alguns produtos que utilizam o bisabolol em suas fórmulas: HIDRAKIDS, uma loção corporal calmante para bebês e crianças; Hidrafil Eyecare, um creme hidratante e nutritivo para o contorno dos olhos e Ducilamina, uma loção refrescante levemente adstringente e protetora da pele.
O (-)-alfa-bisabolol reduz a atividade das enzimas de óxido nítrico sintase induzível (iNOS), envolvidas na produção do óxido nítrico – um radial livre citotóxico e vasodilatador que modula reações inflamatórias ou anti-inflamatórias dependendo do tipo celular e do estímulo.
Comprar Químicos Aromáticos
Na hora de comprar químicos aromáticos, exija qualidade!
Compre-os da QUINARÍ.
Preços diferenciados no atacado, consulte-nos.
WhatsApp: (42) 99949 1304.
Como cicatrizante, gosto de usar o Chá de Barbatimão (Stryphnodendron adstringens)
Lesões como cicatrizante e anti-séptico tópico na pele e mucosas bucal e genital;
Não deve ser utilizado em lesões com processo inflamatório intenso;
Decocção: 3 g (col sopa) em 1 l de água;
Aplicar compressas no local afetado 2-3x ao dia.
Gostaria de parabenizar a todos voces pois as informações sao excelentes. A 1a. vez que procurei algo sobre oleos essenciais consultei por aqui. Agora que preciso estudar Quimica, tambem encontro informações de valor. Agradeço muito seus estudos, sua pagina e seriedade. Abraços.
Adorei as informações! Não conhecia o produto bisabolol até uma dermatologista passar pra uma lesão na pálpebra inferior do olho.obrigada!